quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Campanhas de vacinação são temas de trabalhos do vereador Reis

Em requerimentos, parlamentar pede atenção para multivacinação neste
 sábado, dia 13, e questiona adiamento da vacinação antirrábica
Preocupado com a necessidade de atender as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou informações ao secretário de Saúde de São Sebastião, Aldo Conelian Júnior, sobre o cronograma de trabalho e expectativa de atendimento na segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação contra Poliomielite e Sarampo que acontece neste sábado, 13, em todo o País. Além de orientar pais e responsáveis para levarem seus filhos menores de cinco anos aos postos de vacinação, Reis também pediu, em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 9, dados se o município ainda registra casos de paralisia infantil e sarampo decorrentes da falta de vacinação.
“Esse requerimento tem como base frisar a importância da Campanha Nacional de Multivacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo. Acreditamos que, na primeira fase, a secretaria fez um ótimo trabalho. Mas não poderíamos deixar de cobrar quanto às crianças que ainda não foram vacinadas e pedir aos pais ou responsáveis que se empenhem em vacinar seus filhos no próximo dia 13”, afirmou Reis. De acordo com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião, as doses das vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde do município, A meta é imunizar 5.858 crianças. A vacinação contra a pólio é direcionada às crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). É importante que os pais não esqueçam as carteiras de vacinação para atualização das doses, caso necessário.


ANTIRRÁBICA
Em outro requerimento aprovado, Reis pediu detalhes sobre o adiamento, por parte do Ministério da Saúde, da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, se ela foi realizada no ano passado e quais os problemas que o município tem enfrentado em relação ao atraso dessa vacinação em animais domésticos e rurais. Ele também quer saber qual a população estimada de cães e gatos e como é feito o trabalho com animais que vivem soltos pelas ruas da cidade. Segundo Reis, esse assunto tem causado preocupação não somente em São Sebastião, mas em todo o País, desde a suspensão da campanha pelo Ministério da Saúde, no ano passado, quando foram registrados 637 casos, dos quais 217 mortes de cães e gatos em todo o Brasil, por reações adversas provocadas pela vacina.
O Ministério da Saúde solicitou novas análises do laboratório responsável pelo fornecimento da vacina e, este ano, atrasará novamente a campanha que normalmente acontece em agosto. Em todo o Estado de São Paulo, a campanha será realizada em setembro conforme determinação do Ministério da Saúde que enviará mais de 8 milhões de doses. A vacina contra a raiva é uma medida de prevenção e controle da raiva humana. Por isso, a imunização de cães e gatos deve ocorrer anualmente para evitar o contágio de uma doença que não tem cura.


INDICAÇÕES

O vereador José Reis solicitou, por meio de indicações, a troca de lâmpadas queimadas nos postes localizados em frente à igreja de Boracéia e da quadra de esportes do bairro de Juquehy, Também para a Costa Sul, o vereador pediu ao Executivo a manutenção do calçamento na entrada do bairro de Barra do Una, divisa com o trecho asfaltado da Rodovia SP-55 (Rio-Santos), e a colocação de bloquetes no local que está em péssimo estado de conservação.
Atendendo à solicitações de moradores do Jaraguá, na Costa Norte, Reis reivindicou ao Executivo gestões, junto aos setores competentes, para providenciar a iluminação no campo de futebol do bairro e aumento nas rondas da Guarda Municipal e Polícia Militar para garantir mais segurança aos moradores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário