quinta-feira, 3 de maio de 2012

Reis pede Planetário Itinerante para São Sebastião

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo acontece
 em unidades da Escola da Família 

Uma forma diferente e divertida de levar conhecimentos científicos sobre o universo aos estudantes da rede estadual de ensino. Essa é a proposta do Projeto Planetário Itinerante, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em unidades da Escola da Família. Com espetáculos cinematográficos, atividades de observação e palestras, o Planetário Itinerante ensina um pouso sobre astronomia aos alunos e freqüentadores da Escola da Família. Com a proposta de estudantes da rede estadual de São Sebastião e região terem a oportunidade de conferir o programa, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou ao Estado que beneficie a cidade com o projeto. 
A reivindicação foi feita por meio de requerimento aprovado na sessão da última terça-feira, 2 de maio, ao secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacobus Comelis Voorwald, e à dirigente de Ensino de Região de Caraguatatuba, Edina Paula Teixeira. Segundo Reis, trata-se de mais um programa interessante do Governo do Estado que poderia beneficiar os estudantes de São Sebastião e também do Litoral Norte. Ele lembra no requerimento que, em abril, o projeto atendeu cidades do Vale do Paraíba e, portanto, poderia se estender ao Litoral Norte que integra a mesma Região Metropolitana. De acordo com informações da Secretaria de Educação do Estado, o projeto fará sua última apresentação em junho quando deverá ter atendido cerca de 500 mil pessoas e 78 municípios.

Carteira de Vacinação

Em outro requerimento aprovado terça-feira, 2, o vereador José Reis pode ao Executivo a possibilidade de tornar obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada e avalizada por um responsável pela Unidade Básica de Saúde do bairro no ato das matrículas escolares. “Sabemos que existem ações conjuntas das secretarias de Educação e Saúde em várias áreas. È possível, na questão do controle de vacinação, ser realizado esse trabalho, uma vez que a carteira já é solicitada no ato da matrícula?”, questiona Reis em seu requerimento.
Ao justificar seu pedido, ele frisou a importância de todas as crianças serem imunizadas para evitar doenças e problemas graves de saúde. Ele também lembrou que, “infelizmente, muitos pais deixam de vacinar seus filhos”, às vezes até por dificuldade de locomoção, e que a obrigatoriedade da apresentação da carteira atualizada com acompanhamento constante do profissional de saúde, contribuiria para maior controle da vacinação das crianças em idade escolar.

INDICAÇÕES

Em indicações encaminhadas ao Executivo, o vereador José Reis pede a realização de serviços de limpeza e abastecimento da caixa d´água instalada na Rua Lobo Guará, em Cambury, para evitar contaminação e proliferação de criadouros de dengue. Ele também solicita serviços de manutenção, capina e colocação de material na Rua Lobo Guará, além de limpeza com retirada urgente de podas de árvores e objetos do rio Cambury, visando desobstruir o rio para facilitar o fluxo das águas. Em outra indicação, pede à Prefeitura reforma na iluminação externa do Posto de Saúde de Boracéia com a colocação do sistema de fotocélulas que possibilitaria iluminação automática no período noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário