segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reis pede apoio a deputado estadual para resolver problema de transporte em Boracéia

Vereador entrega ofício ao parlamentar Luciano Batista (PSB) que pretende
 marcar reunião com Artesp e DER para discutir o atendimento
 à população na área intermunicipal 



Com o objetivo de encontrar solução para que os usuários de transporte coletivo não fiquem sem condução no trecho de aproximadamente dois quilômetros que liga os bairros de Boracéia 1, em Bertioga, a Boracéia 2, em São Sebastião, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) reuniu-se na sexta-feira,3, com o deputado estadual Luciano Batista (PSB) para discutir o problema enfrentado pelos moradores das duas cidades. Ele entregou ofício ao deputado solicitando intervenção junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que proibiu os ônibus da Viação Bertioga de levar os usuários até Boracéia, em São Sebastião, como acontecia rotineiramente há vários anos, alegando que a empresa não tem autorização para esse serviço. A decisão prejudicou usuários que necessitam desse transporte em direção aos dois municípios e que agora são obrigados a caminhar por quase dois quilômetros para conseguir uma condução. O deputado se comprometeu a marcar reunião com a direção da Artesp e também do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para debater o problema.
O vereador explicou as dificuldades que os moradores enfrentam uma vez que para conseguir ir a Bertioga ou voltar para São Sebastião, passam a ser obrigados a pagar o dobro da passagem tendo como única opção a linha intermunicipal feita pela Viação Litorânea. Sensibilizado com a questão, o deputado Luciano Batista pretende entrar em contato, esta semana, com representantes da Artesp e DER para marcar audiência visando encontrar uma forma de atender a população. ”Vamos tentar achar uma solução definitiva ou, pelo menos provisória, para que o transporte seja liberado até que seja resolvida essa pendência”. Reis lembrou que a concessão pelo transporte intermunicipal é da Viação Litorânea e que um dos problemas é o preço da passagem que é praticamente o dobro. Segundo o vereador, outro problema apontado pelos usuários é que “a empresa não tem horários suficientes, apesar de já ter colocado um ônibus a cada 40 minutos, quando antes era uma hora de espera. Poderíamos também chegar a consenso para que a Litorânea reduza o valor da passagem”, questiona Reis.

Insegurança
Quem trafega por esse trecho na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), principalmente à noite, constata a total insegurança para os funcionários das empresas de transporte coletivo e usuários como jovens, estudantes, trabalhadores, mães com seus filhos, idosos e até pessoas com problemas de mobilidade que são obrigados a percorrer esses quase dois quilômetros quando não têm condições de pagar pela tarifa intermunicipal. O ônibus da Viação Bertioga está fazendo sua parada final na esquina da Rua M (Boracéia 1), em local sem iluminação adequada e só com um ponto de ônibus. Desse trecho até o Condomínio Tropical, de onde sai o coletivo para Boiçucanga, não há paradas de ônibus e nem iluminação, com várias áreas de densa vegetação. Há iluminação e ponto somente em frente ao condomínio. De lá até a Alameda Cubatão, em Boracéia 2 - onde sempre foi o ponto final da Viação Ecobus - o trecho é totalmente escuro e inseguro.
A Viação Bertioga fazia o trajeto até o ponto final de São Sebastião facilitando o transporte mais seguro para os usuários. Em matéria recente publicada no Jornal Costa Norte, de Bertioga, a empresa alega ter autorização do DER para percorrer o trajeto. Porém, a fiscalização da Artesp, iniciada em 19 de julho na região, chegou a apreender veículos da Viação Bertioga porque alega que a empresa não tem licença para operar no trecho intermunicipal. O vereador José Reis está otimista com a possibilidade de se chegar à solução para o problema ou de se adotar alguma medida paliativa até que toda essa questão seja resolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário