quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Confraternização cultural agita Vila Sahy

Vários grupos da cidade participaram da primeira edição do evento
  que promete virar atração no bairro 


Apresentações de grupos musicais com dança de rua, hip hop,capoeira e até demonstrações de grafiteiros agitaram o último fim de semana da Vila Sahy, na Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião. A proposta de mostrar como uma comunidade possui várias culturas e, muitas vezes, desconhece essa riqueza motivou a realização da 1ª Confraternização Cultural da Vila Sahy promovida por grupos locais como Vila Break MC, Raiz Negra, Tribo do Gueto, MC Bonner Moka que também convidaram outros grupos culturais do município e contou com apoio de vários colaboradores, entre eles, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB).
A integração não poderia ter sido melhor com vários números mostrando o potencial dos jovens e crianças da cidade e também do bairro durante a confraternização que tomou conta do sábado, dia 20, atraindo muitas crianças, jovens e familiares. Segundo Carlos Henrique Santos, coordenador do Tribo do Gueto, a idéia foi difundir o trabalho dos grupos do bairro e do município, o que deu certo. Aos 34 anos, dos quais 18 dedicados à música, Edijunho Lima Gomes, morador na Vila Sahy, tem um grupo de hip hop, o Vila Break MC. Como não há espaço no bairro para treinar e reunir seu pessoal, como também outros grupos da Vila Sahy, eles treinam em local cedido pelo Instituto Verdescola, explicou Edijunho que também é grafiteiro desde os 12 anos. “Temos muitas culturas que são ofuscadas por falta de espaço para mostrarmos nossos trabalhos. Essa confraternização visa divulgar a força e a diversidade das culturas daqui e que as pessoas não conhecem”, afirmou.
Durante o dia, crianças que participam das atividades do Verdescola também mostraram habilidade na capoeira e assistiram com atenção às apresentações culturais como do Grupo Urbanus, do Morro do Abrigo, que demonstrou, ainda, a forma de expressão no grafite. O trabalho foi conferido também por Reuri Silva Nascimento, um dos coordenadores da confraternização que ficou feliz com o resultado do evento e acredita que ele possa virar atração no bairro.
Outro momento marcante e que chamou a atenção principalmente das crianças, jovens e familiares, foi a apresentação do MC Guina, que ficou paraplégico após levar seis tiros, um na cabeça, em função de envolvimento com as drogas e violência. Aos 30 anos, ele percorre com a cadeira de rodas todos os eventos onde é convidado para levar justamente a mensagem de que as drogas e o crime não compensam. Suas composições retratam sua vida, as dificuldades, ilusões e a necessidade de viver e acreditar que só a fé em Deus é capaz de curar e dar alento às pessoas.
Em suas mensagens, MC Guina lembra da importância da família na vida e formação das crianças. Uma de suas composições fala em “pais descompromissados com a família, que não adianta ser bom com amigos nas ruas e não ser bom em casa com seus filhos”. E MC Guina completa: “Deus quer o melhor para você. Se ninguém olha por você, Deus olha. Se ninguém acredita em você, Deus acredita”. 



Imagens mostram várias atividades desenvolvidas na 1ª Confraternização Cultural da Vila Sahy. Na última foto, com o crachá, Reuri, um dos coordenadores do evento, acredita que a confraternização cultural possa virar atração na vila.
 Evento teve apoio do vereador José Reis

Texto e Fotos: Rosangela Falato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário