quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Espaço do Artesão na Costa Sul é reivindicado ao prefeito Ernane

Reunião entre representantes dos artesãos e prefeito foi intermediada
 pelo vereador José Reis, na última terça-feira

Valorizar a cultura caiçara é o objetivo principal dos artesãos da Costa Sul de São Sebastião que reivindicam a instalação de um espaço para que possam expor seus trabalhos e ser, ao mesmo tempo, mais um atrativo turístico aos visitantes que gostam de conhecer a cultura local. A solicitação de se criar a Casa do Artesão ou espaço específico, em Boiçucanga, foi feita ao prefeito Ernane Primazzi pelas artesãs Eleuza de Matos e Tereza Braz, representando o grupo de artistas locais que ainda resistem para preservar suas tradições.
A reunião realizada na terça-feira, 23, na sede da Administração Regional de Boiçucanga, foi intermediada pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) que pediu atenção especial do prefeito para os artesãos da Costa Sul. “Trata-se de um trabalho bonito, diferenciado e até árduo, pois é uma questão de valorização da cultura de nosso povo. A intenção desse encontro é conseguir um espaço que ofereça condições de mostrar o trabalho desses artesãos, ter um local de exposição e agregar mais esse espaço ao desenvolvimento do turismo em nossa região”, afirmou Reis.
Segundo Eleuza e Tereza, os artesãos da Costa Sul já contaram com um espaço próprio no centro de Boiçucanga que atraia muitos visitantes. Depois passaram a expor na Praça Pôr-do-Sol que também recebia o artesanato indígena. “A gente ficava lá e, no fim de semana, ajudava a receber os turistas dando informações e explicando também sobre nosso trabalho”, disse Eleuza. De acordo com Tereza, esse material acabou estragando e o espaço foi desativado, mas os artesãos não desanimaram. “Continuamos trabalhando em casa”, complementou Eleuza.
Natural de Barra do Una e hoje moradora em Boiçucanga, Tereza comentou que é filha de Dona Conceição que, nos anos 60, foi a primeira artesã a trabalhar com taboa. Hoje ela segue a arte de sua mãe e também trabalha com pintura, enquanto a amiga Eleusa também utiliza taboa em suas peças. “O artesanato teve seu tempo de glória, seu auge, mas a gente continua resistindo”, declarou Tereza reafirmando a importância da retomada do espaço do artesão em Boiçucanga.
O prefeito Ernane Primazzi se comprometeu em verificar o que é possível fazer, de imediato, para ajudar os artesãos da Costa Sul, como conseguir uma sala nas dependências da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que fica na Rua da Praia, região central, onde poderiam expor e deixar seus trabalhos. Porém, o prefeito sinalizou que a reurbanização da orla de Boiçucanga com reforma completa da Praça Pôr-do-Sol, será um ponto excelente para exposição e venda dos produtos. “O projeto prevê espaço para artesanato, Centro de Convenções, quadra, restaurante, estacionamento com mais de 80 vagas que hoje não existe”, disse Ernane. O vereador José Reis concluiu que, após as obras de reurbanização, a Praça Põr-do-Sol será um espaço atraente, o que favorecerá muito o turismo e os artesãos da região. 




Fotos e Texto: Rosangela Falato

Nenhum comentário:

Postar um comentário