quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Livraria móvel em Boiçucanga no Carnaval

 
 
“Praia com Livros” é o tema do projeto que chega a Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, neste Carnaval por meio de uma livraria ambulante da Editora Unesp (Universidade Estadual Paulista) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião. O objetivo do projeto é oferecer, ainda que por tempo limitado, uma opção cultural diferenciada à população. Montada sobre um caminhão baú e com área útil de 20 m², a livraria móvel foi concebida para circular por todo o país levando livros, em especial às cidades carentes de livrarias e bibliotecas.
Cerca de dois mil livros de gêneros variados serão vendidos com descontos de 30% para títulos publicados pela Editora Unesp e 15% aos demais selos. Inaugurada em dezembro de 2012, em São Paulo, a livraria móvel tem como roteiro inicial apenas cidades paulistas, entre turísticas e as que sediam unidades da Unesp. São Sebastião é o segundo município a receber a livraria que, além de descontos, promoverá a distribuição gratuita de um título da Editora Unesp. Na primeira cidade, em Guarujá, a editora vendeu, em média, 96 exemplares por dia, principalmente de literatura, infantis e religiosos.

Capacidade
O caminhão baú recebe até 28 clientes ao mesmo tempo e possui dois computadores, um para registro de vendas e outro para uso do cliente que pode pesquisar e comprar livros a partir do site da livraria virtual da Editora Unesp. “O nosso objetivo sempre foi alcançar o leitor onde quer que ele esteja. A loja móvel é mais um canal de acesso ao livro. Mesmo em tempos de distribuição on-line, é importante apresentar o livro físico ao leitor”, destaca o idealizador do projeto José Castilho Marques Neto. Para ele, o velho bordão segundo o qual o brasileiro não lê e não gosta de ler, reflete um mito: “A verdade é que o brasileiro nem sempre tem acesso a livros”. Em algumas localidades, a livraria tende a se transformar, em si, em evento cultural. Já nas cidades turísticas, como é o caso de São Sebastião, a tendência é que integre o calendário de atividades culturais.

Atenção:
De 7 e 13 de fevereiro, das 14h às 23h, na praça Elpídio Romão Teixeira, em frente à escola estadual Walkir Vergani.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário