quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Reis solicita transporte gratuito aos alunos da ETEC

Vereador pede estudos à Prefeitura para concessão de benefícios
 aos alunos dos cursos técnicos

Possibilitar transporte gratuito aos estudantes de São Sebastião que freqüentam os cursos técnicos do Centro Paula Souza - ETEC, instalada no município, é a proposta do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) apresentada na sessão de terça-feira, 19. Em requerimento encaminhado ao prefeito Ernane Primazzi e à secretária municipal de Educação, Ângela Couto, ele pede a realização de estudos para que o município possa beneficiar cerca de 700 alunos que freqüentam os cursos da ETEC.
O vereador ressaltou o trabalho, que já vem sendo realizado pela administração, com a concessão do transporte gratuito aos universitários que estudam fora da cidade, no sentido de valorizar o estudante para que possa ter uma formação que colabore com sua inserção no mercado de trabalho. Para Reis, devido também à necessidade de profissionais capacitados nos cursos de graduação técnica e para incentivá-los a estudar, é preciso que se estude uma forma de oferecer transporte gratuito, pois muitas famílias não têm como arcar com o custo das passagens.
Em seu requerimento, o vereador argumenta que o Governo do Estado de São Paulo mantém convênio com o município, em regime de cooperação, voltado ao atendimento do transporte escolar de alunos da cidade que freqüentam as escolas estaduais. Por isso, Reis solicitou, em requerimento aprovado por unanimidade, informações se há respaldo técnico ou convênio que possibilite oferecer transporte gratuito aos alunos da ETEC, e quais seriam as bases desse termo de cooperação. Caso isso não seja possível, ele pede se a Prefeitura poderia arcar com os custos do transporte com recursos orçamentários.
O vereador argumentou que o benefício concedido aos estudantes universitários tem aumentado a cada ano em função da demanda. Portanto, “nada mais justo do que a gente reivindicar, também, para outros alunos que podem cursar um ensino técnico e ampliar sua capacitação. Fiz uma consulta prévia com a professora Ângela e temos em torno de 700 alunos na ETEC, grande número de estudantes da Costa Norte e Costa Sul. Muitas famílias, às vezes, não têm condições de pagar a passagem. Isso pode fazer com que o jovem deixe de concluir o curso e de ter uma formação técnica que seria importante na sua vida. Por isso, acreditando no prefeito, na questão do incentivo e valorização aos nossos jovens e adolescentes, é que apresento esse requerimento”, frisou Reis.
O vereador Gleivison Gaspar destacou a importância do trabalho. “Gostaria de parabenizar o requerimento do Reis pela lucidez, pela seriedade do documento. Cerca de 90% dos alunos da ETEC são de escola pública e não têm condições mesmo de pagar o transporte. Gostaria, também, de estender esse pedido aos alunos que estão fazendo pós-graduação”, complementou. O vereador Luiz Antonio de Santana Barroso (Coringa) elogiou Reis pela iniciativa e disse que a administração não vai medir esforços para atender os alunos e que o prefeito gostaria de já ter concedido esse benefício, que está sendo analisado pelo Executivo.

INDICAÇÕES

Manutenção

Em indicações apresentadas na sessão de terça-feira, 19, o vereador José Reis solicitou serviços de limpeza e manutenção na Alameda Cubatão, em Boracéia, estendendo o pedido para todas as ruas do bairro. Os mesmos serviços, que ainda incluem roçada de mato, foram reivindicados para as ruas de Maresias, na Costa Sul, e na Alameda Santana, no bairro Pontal da Cruz, região central da cidade.

Mudanças Climáticas

Em outra indicação, o vereador Reis solicitou que seja divulgada, junto às secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, a realização de exposição inédita sobre mudanças climáticas que será aberta, oficialmente, nesta quinta-feira, às 19 horas, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ele pede que a Prefeitura possibilite a visita de profissionais e estudantes à exposição alemã intitulada “Exemplos a seguir! Expedições em Estética e Sustentabilidade”, que alerta sobre a finitude das reservas de energia, as mudanças climáticas iminentes e a diminuição da biodiversidade do planeta. A mostra fica aberta ao público até 7 de abril. O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, em São Paulo. Informações: (11) 3823-4600. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário