segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Vereador Reis pede campanha com ações de atendimento aos idosos

Dia Internacional do Idoso reforça necessidade de políticas públicas
 para a Terceira Idade


Pela primeira vez na história, a população de idosos será maior do que a de crianças, por volta do ano de 2025, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil tem cerca de 13,5 milhões de idosos, o que representa aproximadamente 8% da população e, em 20 anos, será o sexto país, no mundo, em população idosa, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por todos esses motivos, é preciso dotar os municípios de políticas públicas de atendimento às pessoas com mais de 60 anos que hoje também contribuem com o sustento de milhares de famílias, explicou o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), lembrando a importância da instituição do Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro. 
A preocupação com ações para os idosos de São Sebastião foi demonstrada em requerimento aprovado, na última semana, em que ele solicitou à Prefeitura a possibilidade de ser realizada uma campanha com atendimento na área de saúde, palestras e atividades de lazer e esportivas como uma espécie de Dia da Cidadania com ações por todo o município. Em seu trabalho, Reis também pediu informações sobre as ações desenvolvidas visando atender as diretrizes da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso em função do aumento da população nessa faixa etária no Brasil e no mundo.
Reis lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento realizada na Áustria, em 1982, instituir o Dia Internacional do Idoso comemorado em 1º de outubro de acordo com a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006. A ONU também determina a implementação de políticas públicas de atendimento aos idosos para divulgação de eventos e ações em várias áreas visando a melhoria da qualidade de vida da população da Terceira Idade.
“Sabemos que o município tem feito um bom trabalho com atendimentos, projetos específicos, a participação nos Jogos dos Idosos, mas existe uma grande demanda que ainda necessita de apoio”, disse Reis. O vereador referiu-se às pessoas de regiões mais distantes como Costa Sul e Costa Norte que, muitas vezes, não têm como participar dos programas de atendimento.
Segundo Reis, seria necessária a descentralização de algumas atividades específicas para as pessoas mais idosas que moram nos bairros distantes dos locais de atendimento até porque muitos também têm problemas de locomoção. “Desde o primeiro mandato tenho me preocupado em levar atendimento para essa faixa da população que vem crescendo. Precisamos nos preparar para essa realidade porque também vamos chegar lá. Se as crianças são nosso futuro, os idosos são nossa história e não dá para pensar no futuro sem respeitar o nossos idosos”, declarou Reis.

Foto: Celso Moraes/CMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário