sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Vereador Reis defende mais atuação do DER durante reunião em São Paulo

Demandas da Costa Sul de São Sebastião como melhor segurança, sinalização e obras na Rio-Santos foram apontadas em encontro, na sede do DER


Lombadas eletrônicas desativadas, falta de sinalização e fiscalização, acidentes constantes, inclusive com vítimas fatais, necessidade de obras de recuperação. Esses foram alguns dos problemas apontados pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), ao longo da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (SP 55), mais especificamente no trecho da Costa Sul, em reunião na manhã de quinta-feira, 31, com o assessor parlamentar da Superintendência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Fernando Hiromiti Makuyama, na sede do órgão estadual, em São Paulo.
O vereador participou de encontro solicitado pela Câmara Municipal representada também pelos parlamentares Edivaldo Pereira Campos (PSB), presidente da Comissão Parlamentar de Transportes, e Marcos Fuly, membro da comissão. Na ocasião, os vereadores entregaram documento com matérias da imprensa regional e cópias de requerimentos com as mais diversas solicitações ao DER como instalação de lombofaixas, redutores de velocidade, sinalização e melhorias na rodovia, mais conhecida como Rio-Santos, que corta o município de São Sebastião.
Ao expor os objetivos da reunião, Reis explicou que há muitos problemas dentro da cidade em relação ao DER e defendeu aproximação entre o órgão estadual e os poderes Legislativo e Executivo. “A gente tem muitas dificuldades e a comunidade nos cobra ações. Estamos entregando cópias de matérias e requerimentos protocolados no DER pelos 12 vereadores. Algumas respostas são evasivas e, às vezes, nem respostas temos”, disse o vereador, que agradeceu ao DER por abrir as portas para receber as demandas da cidade.

Unificação e pátio
Uma das dificuldades apontadas por Reis no atendimento às solicitações é o fato de a administração da rodovia, que corta todo o município, ser dividida em duas regionais: a de Taubaté, que atende do Centro a Costa Norte, e a de Cubatão, responsável pela Costa Sul. A possibilidade de unificar o atendimento em Taubaté foi sugerida pelos vereadores. Fernando Hiromiti disse que encaminhará a proposta para avaliação da superintendência do DER. Outro problema de âmbito regional foi quanto à possibilidade de o Litoral Norte contar com um pátio para recolhimento de veículos ou estudar uma forma de o pátio de Caraguá poder atender os casos relacionados ao Centro e Costa Norte de São Sebastião. Atualmente todos os veículos apreendidos são recolhidos em Bertioga, a quase duas horas da divisa de São Sebastião com Caraguá. O assessor do DER acha difícil contemplar a solicitação uma vez que, segundo ele, a proposta do governo é reduzir o número de pátios. No entanto, pediu para os vereadores aguardarem a nova licitação dos serviços, até o fim do ano, que direcionará o atendimento na rodovia, pois a empresa será obrigada a atender no raio de 50 km de sua sede.

 

Sinalização
Os problemas na precariedade das sinalizações ao longo da rodovia, principalmente no trecho da Costa Sul, foram abordados por Reis que pediu a reativação das lombadas eletrônicas em Juquehy, Vila Sahy e Cambury que há quase três anos estão desativadas, com exceção de uma das duas instaladas em Juquehy.”A situação é caótica. Há exatamente 8 dias, em Juquehy, passei pela manhã e vi um carro que pegou uma criança de bike. Ele devia estar a mais ou menos 100 km/h quando a sinalização permite 40 km/h. Esse acidente poderia ser evitado se a sinalização funcionasse”, disse o vereador.
Segundo o assessor do DER, “a rodovia deveria ser expressa, mas lá é diferente, ela passa no meio da cidade e vocês têm razão em lutar para melhorar a situação”. Ele explicou que existe processo em análise pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para instalação de quase 500 radares nas rodovias do Estado. “O estudo está pronto com todos os pontos de instalação de lombadas e redutores de velocidade. Depende do jurídico”.
No entanto, Hiromiti frisou que o maior problema nas estradas estaduais é a falta de educação no trânsito. Ele lembrou que 5% do que é arrecadado com multas pelo DER devem ser aplicados em ações e programas de educação no trânsito. De acordo com o assessor, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu essa década como a da Segurança Viária e “tudo o que puder ser feito para salvar uma vida é importante”.
Outro pedido feito por Reis foi para o DER estudar sinalização adequada para o trecho da Serra de Maresias, na descida a Boiçucanga. O assessor entrou em contato com a regional de Cubatão e solicitou estudo técnico para ver o que pode ser feito sem prejudicar o fluxo de veículos.

 

Reis mostra trecho da Serra de Maresias onde é importante melhor sinalização

Obras
O vereador José Reis também questionou sobre as obras de recuperação do DER para a Rio-Santos previstas para o trecho de São Sebastião. No ano passado,o Governo do Estado anunciou que as obras estavam previstas para 2013, sem prazo de término, ao custo de R$ 177,7 milhões conforme matéria publicada no Jornal O Vale, em dezembro de 2012. Para o trecho São Sebastião/Bertioga estava prevista reforma de 98,7 quilômetros de pistas ao custo de R$ 95 milhões com aumento das faixas de rolagem em alguns trechos da estrada, recapeamento e modernização da sinalização e das faixas.
“Em Bertioga vimos a construção de terceira faixa e melhorias e no trecho de Caraguá a Ubatuba também está em andamento. Temos um gargalo em Boracéia com congestionamento de até 7 quilômetros a partir de Juquehy. Fica tudo parado e não temos outra via de acesso”, afirmou Reis, que pediu mapeamento nesse trecho entre Juquehy e Boracéia. Hiromiti explicou que informações precisas sobre o andamento das obras podem ser obtidas diretamente com as regionais do DER. No caso da Costa Sul, com o diretor regional, Orlando Morgado Júnior, da unidade de Cubatão, com quem o vereador José Reis já tem agendada reunião, no próximo dia 7, para debater as demandas da Costa Sul.



Texto e Fotos: Rosangela Falato

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