sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reis pede ao Estado visita do Memorial da Inclusão Itinerante em São Sebastião


Inaugurado em 2009 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, o “Memorial da Inclusão: Caminhos da Pessoa com Deficiência” proporciona aos visitantes amplo material sobre a história sócio-cultural e política do movimento de lutas das pessoas com deficiência. Em 2010, o Memorial passou a contar com duas versões itinerantes que já percorreram várias cidades e estados do País. Proporcionar aos moradores do Litoral Norte conhecer detalhes desse trabalho é a proposta do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento aprovado em plenário na sessão de terça-feira, 27 de maio, o parlamentar encaminhou à secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  Linamara Rizzo Battistella, solicitação para ver a possibilidade de o município receber o Memorial da Inclusão Itinerante.
No requerimento nº 307/2014, o parlamentar argumentou a importância do projeto como referência às pessoas com deficiências na região do Litoral Norte e também aos profissionais que atuam no atendimento a deficientes na região. O vereador também pediu informações ao Estado sobre os procedimentos necessários para que o município possa receber o Memorial e se há necessidade de pedido oficial por parte da administração municipal.
As versões itinerantes do Memorial da Inclusão foram expostas em 43 cidades de São Paulo até 2012, além de locais como  aeroportos Internacional de Guarulhos e de Congonhas, Palácio dos Bandeirantes e Museu do Horto Florestal. As versões também  passaram pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP), Colégio São Luis, Feira Reatech, unidades da Rede Lucy Montoro da Lapa e Morumbi, Faculdade Campos Sales, Tribunal Regional do Trabalho, Juizado Especial Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e Palácio das Convenções do Anhembi durante a Feira + Fórum Reabilitação. O Memorial também esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, e passou por Curitiba, a convite da Universidade Livre para a Eficiência Humana e também foi conhecida em Uruguai, durante o Seminário Latinoamericano de Formación de Líderes Sociales com Discapacid.
Vale ressaltar que o Memorial Itinerante conta com painéis autoportantes e adesivados de ambos os lados e as versões possuem os mesmos temas da exposição permanente que contempla fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos. São 12 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo, assim como piso tátil e tubos sonoros que descrevem o conteúdo às pessoas com deficiência visual.
 No Memorial Permanente, um dos destaques é a Sala Preparatória dos Sentidos para que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão, audição e olfato. Disponível em três idiomas, o site do memorial permite que pessoas com ou sem deficiências conheçam todo o acervo sem sair de casa. Por meio de uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do memorial e podem acessar textos e áudios nas versões em português, inglês e espanhol. Para visita virtual ao Memorial, é só acessar o site: www.memorialdainclusao.sp.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário