sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Reis pede inclusão de São Sebastião no Programa Estadual de Qualificação Profissional



Projeto atende pessoas desempregadas na faixa entre 30 e 59 anos
 que não concluíram o Ensino Fundamental


A necessidade de qualificação e requalificação profissional para atender, principalmente, as pessoas que estão desempregadas oferecendo cursos gratuitos para auxiliar na inserção ao mercado de trabalho na região e, especificamente em São Sebastião, é a preocupação do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento aprovado em plenário na sessão de terça-feira, 23, ele solicitou informações ao Executivo sobre a inclusão do município de São Sebastião no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Governo do Estado de São Paulo.
No requerimento nº 533/2014, Reis explicou que o PEQ é voltado ao atendimento de pessoas desempregadas, na faixa etária entre 30 e 59 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental. O programa oferece cursos presenciais com carga horária de cerca de 230 horas, desenvolvidas cinco vezes por semana, com quatro ou cinco horas por dia, pelo período de dois a três meses. Os cursos abrangem várias áreas como indústria, comércio, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing, entre outros.
Em seu trabalho, Reis lembrou que o município de Ubatuba teve aprovada sua inclusão no PEQ e receberá, a partir de outubro, dois cursos nas áreas de Auxiliar de Cozinha e Técnico de Vendas com 60 vagas disponibilizadas para a população conforme divulgado na imprensa regional. Pela importância do projeto na formação profissional de moradores que se incluem na faixa atendida pelo PEQ,
Reis solicitou à Prefeitura a possibilidade de incluir o município no programa estadual. Caso isso não seja possível, o vereador quer saber quais as propostas para atender esse público específico que carece de cursos de qualificação e requalificação profissional. Reis lembrou que são cursos de rápida duração que poderão beneficiar muitas pessoas e dar a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho. Ele citou a necessidade de levar esse atendimento aos moradores de todo o município, descentralizando as atividades para beneficiar quem mora na Costa Sul e também na Costa Norte.
Recentemente, na sessão de 9 de setembro, o vereador pediu informações também à SERT sobre a possibilidade de o Litoral Norte receber a Caravana do Trabalho Decente. A primeira cidade a ser beneficiada com esse projeto foi Bertioga, sendo que a proposta é realizar palestras, orientações aos profissionais de vários segmentos para melhorar os indicadores de trabalho, emprego e renda. Segundo Reis, é preciso valorizar os trabalhadores da região, a mão de obra local principalmente em um momento em que o Litoral Norte vive a expectativa de vários empreendimentos e de desenvolvimento socioeconômico.


Texto: Rosangela Falato
Foto: Celso Moraes/CMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário