quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Reis pede estudos para criação de tarifa esportiva em São Sebastião

Em São Paulo, algumas redes chegam a oferecer descontos de até 44% para hóspede que apresente comprovante de competição

 

Estudos do Ministério do Turismo apontam que o desenvolvimento do turismo de esportes traz oportunidades como o estímulo a outros segmentos e produtos turísticos, comercialização de produtos e serviços agregados e a diminuição dos efeitos da sazonalidade em algumas cidades turísticas. O fato de o Litoral Norte sediar vários eventos esportivos, em âmbitos regional, estadual, nacional e até internacional, mostra o potencial para o turismo de esportes que pode ser melhor aproveitado, principalmente pelo fato de muitas dessas atividades acontecerem na baixa temporada, época em que o comércio, de maneira geral, sente os efeitos dessa sazonalidade. Por esses motivos, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), sugeriu, em recente sessão da Câmara Municipal, no requerimento nº 612/2014, a criação da “tarifa esportiva” que fomentaria o turismo e incentivaria a participação de mais atletas a eventos, a exemplo do que acontece em outros estados.
Formado em Educação Física, Reis já atuou na chefia da Divisão de Esportes do Município, quando teve a oportunidade de realizar e receber vários eventos que se consolidaram como Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias, a promoção da prova de natação Fuga das Ilhas, além de competições de canoagem e surfe, especialmente em Maresias, “ point” de provas internacionais. A região e, especificamente, São Sebastião, oferecem inúmeras opções e, por isso, poderia ser criado, a exemplo de pacotes turísticos convencionais, programa com tarifário especial para competições esportivas na baixa temporada, incluindo preços mais convidativos para atletas e familiares, explicou o vereador.
Em seu trabalho, Reis justificou que esse é um mercado que começa a ser explorado principalmente em função da popularização das corridas de ruas. Somente este ano, segundo matéria divulgada em 22 de outubro, no Portal Brasil, uma organizadora desse tipo de evento contabilizou mais de 100 mil corredores inscritos em 23 disputas realizadas pela empresa nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis com cerca de 12 mil pessoas em cada competição.
A matéria aponta que, em uma das maiores redes da América Latina, a “tarifa esportiva” é aplicada nos hotéis de todo o país, exceto no Rio de Janeiro, nos finais de semana. A simulação de hospedagem no site da rede mostrou que a diária para duas pessoas em um hotel na Zona Norte de São Paulo chega a cair de R$ 409,00 para R$ 179,00, ou seja, uma economia de 44%, valor incluindo café da manhã ideal para a dieta de atletas.
De acordo com Reis, essa idéia poderia ser expandida na região em função da variedade de esportes que podem ser praticados e dos eventos promovidos principalmente na baixa temporada. Por esse motivo, sugeriu à secretária municipal de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, ao secretário de Esportes, Fábio Lopez, e ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Eduardo Cimino, a possibilidade de aproveitar esse mercado do turismo esportivo criando uma tarifa diferenciada.
Reis acredita que poderia utilizado o próprio calendário anual de eventos da Secretaria Municipal de Esportes para se trabalhar, em conjunto com a Sectur e ACE, envolvendo as redes hoteleira e gastronômica. A ideia seria criar pacotes específicos para os eventos esportivos, com preços mais acessíveis para os programas que constem do calendário esportivo fomentando o turismo e o comércio local.


Foto: Celso Moraes/CMSS
Texto: Rosangela Falato

Nenhum comentário:

Postar um comentário