sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Reis cobra ações no Dia Nacional de Combate à Dengue

O “Perigo Aumentou” é o tema da campanha nacional
 que tem sua mobilização neste sábado

Os municípios de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, estão entre as cidades apontadas pelo Ministério da Saúde com a possibilidade de risco de epidemia de dengue, segundo dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em outubro. De 1.524 municípios pesquisados, 125 estão nessa situação de risco, 552 em alerta e 847 apresentam índice insatisfatório conforme divulgação do Ministério da Saúde que iniciou, em 15 de novembro, a Campanha Nacional de Combate à Dengue e ao Chinkungunya, que tem como slogan “O Perigo Aumentou”.
Preocupado com a situação de São Sebastião e dos demais municípios do Litoral Norte, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou, na sessão da Câmara Municipal de São Sebastião, na terça-feira, 2, informações sobre as ações que serão desencadeadas no município neste sábado, 6, considerado o Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue. Em seu requerimento, nº 674/2014, Reis comentou que estão longe do alerta cidades com índice inferior a 1%, que foi o caso de Ubatuba que atingiu 0,5%, enquanto Caraguatatuba atingiu 1%, São Sebastião 1,1% e Ilhabela, 2,3%, numa escala que vai até 3,5%, considerada a mais preocupante pois registrou quase 4 mil casos confirmados este ano, conforme dados do Ministério da Saúde.
Em São Sebastião, houve avanços e uma queda do índice considerada positiva, uma vez que, em janeiro deste ano, o índice foi de 4,3%; caiu para 2,4% em julho e agora atingiu 1,1%, mas a cidade não pode descuidar da prevenção e ações de combate ao mosquito da dengue, explicou o parlamentar. Reis frisou que a pesquisa do Ministério da Saúde tem como objetivo orientar ações de controle da dengue e antecipar os trabalhos de prevenção nos municípios considerados em estado de risco de epidemia.
Como sábado é dia de mobilização nacional e existe a necessidade de orientar e informar a população, apesar de todos os trabalhos já realizados pela Vigilância Epidemiológica, Reis pediu atenção especial do secretário municipal de Saúde, Urandy Rocha Leite. Por isso, pediu informações sobre como o município está se preparando para evitar uma possível epidemia de dengue levando em conta a proximidade da temporada de verão e o conseqüente aumento populacional nesse período.
Além de cobrar ações específicas neste sábado, o vereador também quer saber se é possível uma campanha de orientação constante e também envolver demais setores dos órgãos públicos para ajudar a divulgar as formas corretas de combate à dengue. 

Chikungunya

De acordo com o Ministério da Saúde, até 25 de outubro deste ano foram registrados 824 casos de febre chikungunya no país, sendo 151 confirmados por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 39 são casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. Os outros 785 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional.
Desde que os casos foram confirmados no Caribe, no final de 2013, o Ministério da Saúde elaborou plano nacional de contingência da doença com intensificação das atividades de vigilância. A febre é causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypty (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores. Os sintoma são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaléia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da febre é rara, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) sendo menos freqüente que nos casos de dengue. Na região Sudeste, foi identificado apenas um caso na cidade de Matozinhos, em Minas Gerais, segundo o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário