quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Reis ressalta exemplo de cidadania e talentos do VerdeFestival

Em sua 7ª edição, evento revela talentos e a importância do trabalho
 com crianças, jovens e comunidade da Vila Sahy


Um verdadeiro encontro de amigos, vizinhos, de parceiros de um projeto que realmente revela talentos nas mais variadas áreas trabalhadas pelo Instituto Verdescola, presidido por Maria Antonia Cívita, na Vila Sahy, Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, que atende a comunidade do bairro e regiões próximas. No primeiro ano de atividade na nova sede, o encerramentos do ciclo de trabalhos de 2014 foi comemorado com a 7ª edição do VerdeFestival em encontro que surpreendeu pela criatividade, dedicação e resultados junto às crianças e adolescentes que participam dos projetos desenvolvidos pelo instituto. Incentivador do trabalho, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), participou da festa na última quarta-feira, 10, na sede do Verdescola, em Vila Sahy, transformada em palco de alegria, cultura com apresentações voltadas à conscientização ambiental, ao valor da educação, do aprimoramento e, principalmente, pelo exemplo de cidadania


 

Para Reis, é “essencial a iniciativa de Maria Antonia com o projeto em resgatar a cidadania dessas crianças desde a parte cultural, educacional e esportiva para formar verdadeiros cidadãos. Hoje, temos o exemplo desse projeto que está transformando o futuro de jovens e adolescentes da Vila Sahy e região. Isso é muito importante para a sociedade e os pais, pois com a formação e capacitação eles poderão ingressar no mercado de trabalho com novo ar, conhecimento e possibilidades de um futuro melhor. É o Verdescola transformando a vida da comunidade”, afirmou o vereador que assistiu as apresentações e aproveitou para rever amigos, uma vez que acompanha o trabalho desde o início quando ainda o instituto atendia cerca de 350 pessoas em espaço reduzido.
Os avanços e os resultados dos projetos são significativos, explicou Reis que fez questão de parabenizar a todos, desde os responsáveis pelo instituto, direção, empresas parceiras, Prefeitura de São Sebastião, funcionários, professores, voluntários e, acima de tudo, a comunidade pela participação atuante e as crianças e jovens que “estão aproveitando a oportunidade de aprender, se aperfeiçoar para ter condições de viver um futuro melhor e sonhar como a gente pode ver no sorriso de cada um deles”, disse Reis.


Projetos

Com a proposta de educar e formar pessoas visando seu desenvolvimento e aprimoramento profissional e pessoal, o Instituto Verdescola atua no reforço escolar, arte e cultura, meio ambiente, esporte, capacitação e geração de renda tendo como pilares questões como cidadania e valores, desenvolvimento comunitário, sustentabilidade e protagonismo. Entre os projetos realizados estão aulas de Capoeira & Maculelê, Expo Lego, Mostra de Comunicação - com experimentações em jornal, blog, fotografia, artes gráficas e rádio - teatro, Hip Hop, Coleção de Memória - uma proposta de letramento para buscar prazer da leitura e da escrita -, o projeto Meninos do Verde, que mostra toda a brasilidade nos ritmos regionais utilizando instrumentos feitos de materiais descartados na praia, além da orquestra com incentivo à música clássica e introdução a instrumentos de corda como vilão e violinos.
Há, ainda, oficinas de Balé, Artes Plásticas, Fotografia e o Vozes do Verde, trabalho de música voltado para a defesa do meio ambiente. Também são realizados os projetos: Gerando Futuro, Verdesporte na Areia, Geração de Renda, Projeto Socioeducativo, Cozinha Experimental, Curso de Qualificação Via Rápida e Técnico de Informática. ‘É realmente um trabalho de transformação de vidas e todos estão de parabéns pela dedicação e os resultados já obtidos junto à comunidade da Vila Sahy e de outros bairros atendidos”, frisou Reis


.



Texto e Fotos: Rosangela Falato

Nenhum comentário:

Postar um comentário