domingo, 7 de novembro de 2010

Demarcação de reserva indígena é tema de requerimento

Vereador José Reis pede informações à Funai sobre situação administrativa
da Terra Indígena Ribeirão Silveira, em Boracéia
Artesanato é uma das tradições e fonte de renda do povo guarani

Com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a demarcação administrativa da Terra Indígena Ribeirão Silveira, localizada em Boracéia, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), apresentou requerimento na sessão de quarta-feira, 3, onde solicita informações precisas da Diretoria de Assuntos Fundiários – Sistema de Terras Indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai). O pedido será encaminhado ao diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Antonio Pereira Neto, e ao responsável pela Administração Executiva Regional de Bauru, Newton Machado Bueno, para que não haja mais dúvidas em relação ao processo de demarcação.
De acordo com o requerimento, aprovado por unanimidade, há pouco mais de dois anos, o Ministério da Justiça concedeu a posse permanente da Terra Indígena Ribeirão Silveira, localizada em Boracéia, divisa entre os municípios de São Sebastião, Bertioga e Salesópolis, para os grupos indígenas Guarani Mbyá e Nhandeva que também tiveram a área ampliada para 8.500 hectares.
A decisão consta no artigo 1º da Portaria nº 1236, de 30 de Junho de 2008. No entanto, a mesma portaria, em seu artigo 2º, determina que a “Funai promoverá a demarcação administrativa da Terra Indígena ora declarada para posterior promulgação pelo Presidente da República, nos termos do art. 19, da Lei nº 6001/73 e do art. 5º do Decreto nº 1775/96”. Por esse motivo, o vereador solicita à Funai informações se a reserva já conta com a demarcação definitiva e a devida promulgação por parte da Presidência da República. Na reserva vivem mais de 400 índios da comunidade tupi-guarani, divididos em cinco aldeamentos, que mantêm vivas suas tradições culturais como o artesanato típico, uma das fontes de renda da aldeia.

Troca de postes de energia

Em requerimento aprovado na sessão do dia 3, o vereador também solicitou a possibilidade de a EDP Bandeirante realizar a substituição de todos os postes de madeira de energia elétrica do município. Esse mesmo pedido, que constantemente também vem sendo feito por seus colegas do Legislativo, é uma reivindicação dos moradores que temem por sua segurança.
O vereador lembrou a necessidade da medida, uma vez que, recentemente, a queda de um desses postes, em Boracéia, provocou a morte de um estudante que foi eletrocutado ao passar por um local onde um poste de madeira havia caído. Reis justificou seu pedido como medida para evitar novos acidentes e solicitou, no mesmo documento, que a Bandeirante providencie, urgentemente, a troca de três postes de madeira da Alameda Penápolis, próximo ao posto de saúde de Boracéia, que estão em precárias condições, explicou Reis.

Um comentário:

  1. Caro Vereador.
    Com a demarcação de terra indigena Silveiras e a criação da Unidade de Conservação Restinga de Bertioga; Boracéia ficou encravada dentro de uma área restrita e isolada dentro do municipio.
    Como é de seu conhecimeto o litoral Norte esta em pleno desenvolvimeto (turismo/Pré-Sal/Porto)
    Boráceia pode virar um lugar importante dentro de São Sebastião.
    O Senhor como representante do local pode contribuir e muito para que Boraceia cresça.
    É importante lembrar que São Sebatião não tem muito para onde crescer pois esta limitado pelo Parque Estadual da Serra do Mar que impoem muitas restrições.
    Tenho um imóvel na Al São Caetano e mesmo aqui de São Paulo acompanho de perto e torço para o desenvolvimeto de Boracéia.
    Pode contar comigo para dar alguns palpites.

    Abçs.
    Francisco Gallera

    ResponderExcluir