domingo, 25 de agosto de 2013

Vereador Reis pede praça de Kitesurf na praia da Enseada

Local é considerado um dos melhores para a prática do esporte em São Sebastião

 
A sensação de surfar e voar ao mesmo tempo podendo realizar as mais incríveis manobras impossíveis de serem praticadas em outros esportes é proporcionada pelo kitesurf, o esporte náutico que mais cresce no país e no mundo. Com 8 mil quilômetros de costa, o Brasil tem grande potencial para a prática do esporte que exige ventos fortes.
No Litoral Norte, as cidades de Ilhabela e São Sebastião estão entre as melhores para a prática do kitesurf que também pode levar São Sebastião a desenvolver o esporte e o turismo em um dos locais preferidos pelos atletas; a praia da Enseada, na Costa Norte do município. Apesar de muito procurada, falta infraestrutura para receber os atletas e sediar competições. Ciente desse potencial, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), defende a construção de uma praça do kitesurf na praia da Enseada.
Em requerimento aprovado, por unanimidade, na última sessão do Legislativo, Reis solicitou ao prefeito Ernane Primazzi, informações sobre projeto para instalação de infraestrutura completa na praia da Enseada para que ela possa ser transformada em “point” de competições, inclusive de níveis nacional e internacional, do kitesurf. “ Esse trabalho vem somar aos já realizados pelo presidente desta Casa, Marcos Tenório, ao vereador Jair Pires e demais vereadores da Costa Norte. Sabemos que a Prefeitura desenvolve estudos para reforma da orla da Enseada e verificamos o grande potencial para o kitesurf”.
Reis comentou que chegou a realizar campeonatos de kitesurf no local por dois anos consecutivos no período em que atuou como diretor de Eventos da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião, entre 2005 e 2008. “O local é propício e amantes do esporte falam que é uma das melhores regiões para praticar kitesurf. Além disso, com o esporte, poderíamos também desenvolver o turismo na região que é carente de investimentos e infraestrutura e ainda gerar emprego e renda”, completou o vereador

 Investimentos

O trabalho de Reis recebeu apoio de seus colegas. O vereador Reinaldo Moreira (PSDB) disse que em resposta a ofício encaminhado à Prefeitura solicitando informações sobre estrutura na Enseada, foi notificado que será destinada emenda parlamentar para ser usada em obra na região. Ele citou a importância de desenvolver a rede hoteleira na Costa Norte e lembrou que a raia de kitesurf da Enseada é realmente considerada uma das melhores do Brasil.
Morador na Costa Norte, o vereador Jair Pires (PSDB) parabenizou Reis pelo trabalho e pediu para assinar o requerimento. “A Costa Norte tem essa afinidade com o kitsurf. Ontem (segunda-feira) passei por lá e vi vários atletas praticando o esporte. É algo que independe da temporada. Basta ter as condições climáticas para praticar. Tenho certeza que será de grande valia para nossas crianças e jovens que precisam tanto de melhorias, esportes e recreação naquele local da área da Enseada que é propício a isso”.
Jair Pires questionou sobre convênio para liberação de recursos visando a urbanização da orla da Enseada. Ele lamentou saber pelo colega Professor Gleivison Gaspar (PMDB) que o município tinha perdido prazos para celebração de convênio que destinaria verbas do Ministério do Turismo para urbanização das orlas da Enseada e Boiçucanga no montante de R$ 7 milhões, dos quais cerca de R$ 5 milhões para serem aplicados em Boiçucanga. “Foi uma perda lastimável para o município, disse Pires”.
Líder do Governo na Câmara, o vereador do PSD, Luiz Antonio de Santana Barroso (Coringa) explicou que o município perdeu esse convênio, mas que a Prefeitura estava retomando tratativas para obter os recursos. “Perdeu-se o prazo por situações de burocracia da Prefeitura, mas ela está recuperando o convênio para que esse dinheiro possa ser utilizado em toda a orla da Enseada e não só na praça do kitesurf”. Coringa confirmou que haverá verba de emenda para o local como mais um investimento para o turismo e ressaltou a importância do trabalho do vereador José Reis. Segundo ele, a Enseada é “realmente um local que São Sebastião precisa lapidar e incentivar cada vez mais a prática do kitesurf que atrai turistas durante toda a semana”.
Já, o vereador Professor Gleivison (PMDB) pediu melhorias com recursos municipais. “Enquanto esse projeto não acontece, a emenda não vem e a urbanização prometida não vira fato, a Prefeitura poderia se empenhar para iluminar o campo, colocar uma ducha para os que fazem o kitesurf e dar uma olhada com carinho para a capela que fica bem na rodovia”.



Kitesurf 

De origem francesa, o kitesurf surgiu na década de 60 e se popularizou por vários países. O circuito da Professional Kite Riders Association (PKRA) é considerado o mais importante da modalidade. Em 2002, foi iniciado o Campeonato Brasileiro de Kitesurf com apenas uma etapa, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) ampliou o campeonato nacional para três etapas.
As tendências do esporte mesclam estilos e variedades como wave, freestyle, regata, speed, na neve, em terra, inovando e proporcionando muita adrenalina. No Litoral Norte, as montanhas de São Sebastião e Ilhabela formam um corredor com ventos constantes no canal de São Sebastião que propiciam a prática do esporte o ano todo, como também são excelentes as condições dos ventos para o kitesurf na praia da Enseada, um dos locais mais procurados pelos atletas.

Equipamento

O kitesurf é composto por uma pipa (espécie de parapente) feita com o mesmo material dos paraquedas, tecnologia para voar e com impermeabilidade para redecolar da água. A pipa inflável é sustentada por quatro linhas (de 20 a 40 metros) conectadas na barra de controle que é ligada ao cinto no corpo do atleta. Essa barra permite o controle da direção do kite para a realização das manobras. A prancha parece muito com a do surfe e tem alças para fixar o pé e permitir as manobras. Na hora de velejar é importante manter uma distância de pelo menos 100 metros dos banhistas e embarcações para evitar problemas e acidentes. Também é aconselhável cuidado com fios de eletricidade para a prática segura do esporte.



Enseada, um dos melhores locais para a prática do esporte, em São Sebastião

Fotos:
Vereador José Reis
Crédito: Celso Moraes/CMSS

Texto e Fotos da Praia da Enseada
Crédito: Rosangela Falato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário