domingo, 25 de agosto de 2013

Vereador Reis quer incentivo ao skate com criação de praça em Juquehy

Estimular a prática de esportes nos bairros é uma forma de garantir 
uma vida mais saudável aos jovens

 

Um dos esportes radicais mais praticados no mundo, o skate virou mais do que uma febre e passou a ser um estilo de vida. Porém, mais do que exibir manobras incríveis pelas ruas e espaços específicos, o atleta que pratica skate ganha muito em qualidade de vida porque o esporte traz benefícios psíquicos, motores e comportamentais como atestam especialistas, o que também é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem incentivado seus países membros a investirem em espaços para a prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades.
Preocupado com a necessidade de oferecer espaços para que crianças e jovens possam se desenvolver por meio do esporte, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), defende a construção de uma praça de skate em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião.
Com cerca de 110 km de extensão, o município possui apenas duas praças de skate com rampas adequadas e segurança para a prática do esporte. Uma na Rua da Praia, região central, e outra na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul do município. Porém, as crianças e jovens que moram nos bairros mais distantes de Boiçucanga muitas vezes não têm condições de pagar a passagem de ônibus para treinar nesses locais, explicou o vereador. Por isso, ele apresentou requerimento ao prefeito Ernane Primazzi, na última sessão da Câmara Municipal, pedindo estudos para construção da praça em Juquehy para atender os atletas da região. A medida iria oferecer mais segurança uma vez que muitos utilizam ruas, avenidas, até mesmo a rodovia Rio-Santos. Em Boracéia, a situação é pior por falta completa de opção pois o bairro não tem uma rua asfaltada.
Reis lembrou que o mesmo pedido foi feito, na semana anterior pelo vereador Professor Gleivison Gaspar, para a administração levar uma praça de skate na Costa Norte onde também não há espaço adequado para a prática do esporte. “Estou reforçando a necessidade de ter uma estrutura também em Juquehy. Tivemos uma reunião com os skatistas e os jovens não têm dinheiro para ir até Boiçucanga utilizar a pista e também tem a questão dos horários dos ônibus. A gente fala muito na falta de segurança. Talvez, se os governos investissem em projetos sociais, esportes e cultura estaríamos levando também segurança aos jovens”, comentou Reis. Ele citou a importância da prática esportiva e os benefícios para a saúde e ressaltou a possibilidade de dar a oportunidade para que novos talentos despontem como atletas consagrados nacional e até internacionalmente.

 

 Mais sobre o skate

O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60, como uma brincadeira dos surfistas para os dias em que não dava para pegar onda. Em 1965, foram fabricados os primeiros skates e iniciadas as competições. Mas foi nos anos 90 que o esporte ganhou o mundo com o norte-americano Tony Hawk, considerado o maior skatista de todos os tempos,que enlouqueceu todo mundo com seu aéreos e flips.
Também foi a partir dos anos 90 que os brasileiros passaram a mostrar seu talento em competições de nível internacional. Hoje, entre os brasileiros, o nome de maior destaque é do tetracampeão mundial Sandro “Mineirinho” Dias que levou títulos consecutivos de 2003 a 2006.

Modalidades

Entre as modalidades praticadas estão o Freestyle (manobras em sequência no chão), Down Hill (descida de ladeira em altíssima velocidade),. Downhill Slide (descida de ladeira em velocidade com manobras de derrapagem) e a Vertical, praticada em pista e subdividida em modalidades de acordo com as condições da pista. As manobras podem ser aéreas ou deslizando pela borda metálica da pista.
Há, ainda, o skate praticado na rua, o Street Style, a modalidade mais praticada no mundo em espaços como bancos, corrimões, escadarias. Há também a modalidade mini-rampa, praticada em rampa misturando os estilos street e vertical (paredes com pouca inclinação). As competições contam sempre com as categorias Street (circuito de obstáculos) e Half Pipe (rampa em formado de “U”).

Benefícios

Entre os benefícios psíquicos e comportamentais , quem pratica skate ganha concentração, sociabilidade e senso de cooperação. Já, os benefícios motores envolvem equilíbrio, movimentos proprioceptivos, coordenação motora, percepção corporal, agilidade, leveza ,lateralidade, resistência aeróbica e anaeróbica, força, rapidez, explosão, flexibilidade.Porém, como em todos os esportes radicais, é preciso não esquecer de usar equipamentos de segurança apropriados para garantir a prática saudável do esporte.

 

Pista de Skate na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, 
Costa Sul de São Sebastião

Texto e Fotos:
Rosangela Falato

Nenhum comentário:

Postar um comentário